PSICOTERAPIA ONLINE: O QUE AS PESSOAS ESTÃO FALANDO?

Atualizado: 3 de mai.

A psicoterapia online oferece conforto para realizar consultas de qualquer lugar. Conheça essa modalidade que ganha novos adeptos a cada dia!



A terapia on line é uma novidade para a maioria das pessoas, entretanto esse método já existe há um tempo e foi aprovado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) em 2018. Porém, para realizar consultas online, os profissionais devem ter o registro ativo no Conselho Regional de Psicologia.

Com a pandemia do COVID-19, para cumprir as medidas de distanciamento, as consultas online ganharam cada vez mais adeptos. Atualmente, os consultórios de Psicologia retornaram às atividades, porém muitos pacientes preferiram continuar o tratamento online, devido às tantas vantagens que esse modelo oferece.

A seguir, entenda melhor como funciona e o que as pessoas estão falando sobre a psicoterapia online!

Como funciona a psicoterapia on-line?

É fato que os serviços oferecidos pela internet facilitam a vida de qualquer pessoa, afinal, com a rotina corrida, fica difícil se locomover para realizar certas atividades. Por isso, o atendimento psicológico é buscado por aqueles que desejam restabelecer a saúde mental e ter uma maior qualidade de vida, sem precisar sair de casa.

Durante as consultas online, de modo semelhante ao presencial, o profissional busca ouvir e compreender o que o paciente tem a dizer. Através da fala, os pensamentos e sentimentos se tornam palpáveis, assim, com o tempo, o indivíduo passa a lidar melhor com suas demandas e dificuldades.

No início, os psicoterapeutas fazem uma anamnese, ou seja, perguntas básicas sobre a vida do paciente, ou seja, como é sua rotina, preferências e histórico de relações. Nesse processo, algumas situações que aparecem simples, na verdade, abrem espaço para compreender questões mais profundas.

Além do mais, tudo isso ajuda a estabelecer a confiança entre o paciente e o psicólogo. Para além das sessões semanais, a maioria dos profissionais oferecem apoio psicológico em momentos mais difíceis, dessa forma o paciente não se sente desamparado.

O que é necessário para fazer psicoterapia online?

Para realizar sessões online, é importante ter um dispositivo com acesso a internet, pode ser um tablet, computador ou celular, tudo depende da disponibilidade do paciente. As ferramentas para se consultar com psicólogo também são muitas e, provavelmente, você já conhece e faz uso delas.

Alguns exemplos são o famoso WhatsApp, o Google Meet, o Zoom e o Skype. Além disso, é fundamental ter um espaço onde possa ficar a sós e se sinta confortável. Muitas pessoas que ainda não aderiram totalmente à psicoterapia online, reclamam que não conseguem se expressar com naturalidade, devido a falta de privacidade em suas casas.

Então, vale destacar que as sessões online não são para todo mundo. Em casos mais graves, como de depressão profunda, com riscos de sucicio, é recomendado a psicoterapia convencional. É de extrema importância atender os pré-requisitos para o atendimento online, assim, a terapia terá um bom andamento e os resultados serão satisfatórios.

Quanto tempo dura as sessões de psicoterapia online?

As sessões de psicoterapia online, assim como as presenciais, duram entre 30 minutos e 1 hora. Caso seja necessário, alguns psicólogos podem estender esse período, mas tudo isso deve ser combinado antes ou durante o acompanhamento psicoterapêutico.

Além disso, as sessões costumam ser semanais, para que os profissionais possam acompanhar de perto a rotina dos pacientes. No início do tratamento, também podem ser solicitadas mais consultas, para conhecer melhor e se aprofundar em cada caso. Porém, isso pode variar de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada um.

Quantas sessões de psicoterapia são necessárias?

A duração da terapia online é estipulada de acordo com a complexidade do caso. Existem pessoas que procuram por sessões para resolver problemas pontuais, porém, há também quem precise de acompanhamento a longo prazo, devido a traumas profundos.

Portanto, não é possível estimular um tempo preciso. Apenas o profissional, avaliando o quadro de perto, pode determinar, em média, a duração das sessões terapêuticas.

Benefícios da psicoterapia on-line

A terapia online é uma forma de atender pessoas de qualquer lugar, ultrapassando as barreiras de tempo e espaço. Para as consultas, alguns dados são coletados, porém todo esse processo é totalmente seguro, já que segue uma política de privacidade.

Durante a pandemia, a procura por atendimento psicológico a distância aumentou, mas essa tendência veio para ficar, pois a maioria dos pacientes percebeu seus benefícios. Confira algumas vantagens dessa prática:

  • liberdade para escolher o profissional e a modalidade que preferir

  • conforto para realizar as sessões de qualquer lugar

  • horários mais flexíveis

  • economia de tempo e dinheiro

  • autonomia para viajar e continuar a psicoterapia

  • elimina a necessidade de locomoção

  • apoio psicológico quando necessário

A psicoterapia online funciona?

Há quem acredite que a psicoterapia online não funcione, porém os resultados, na prática, mostram o contrário. Muitos profissionais têm percebido uma melhora significativa no tratamento de pacientes na modalidade online.

Além do mais, existem diversas linhas teóricas dentro da psicoterapia, como, por exemplo, a psicanálise, psicologia analítica, a cognitivo-comportamental, entre outras. A melhor opção é aquela que se adequa às demandas de cada pessoa, mas diante de diferentes tipos de atendimento, a terapia online promove maior liberdade de escolha.

Afinal, nem sempre vai ter perto de casa um profissional que atenda à abordagem que você deseja. Então, a psicoterapia a distância amplia as condições de acesso e, com isso, os resultados tendem a ser mais eficazes.

O que as pessoas estão falando sobre a psicoterapia online

Larissa Santana (São Paulo-SP)

Vai de gosto mesmo, estar confortável em ligar a câmera e essas coisas, mas eu pessoalmente gosto mais online, pois não preciso me locomover, é mais prático.

Guilherme Dayrell Arruda (Brasília-DF)

Precisei mudar o modo presencial para as sessões online em março de 2020, quando o isolamento social se tornou vital para todos nós.

Eu me adaptei muito bem. Achei que seria esquisito fazer sessões pela internet, mas o meu psicólogo, que sempre mandou muito bem na sala de atendimento dele, continuou sendo super bacana nos nossos encontros virtuais.

Agora já posso pensar em voltar para as sessões presenciais. Só que não vou querer isso, porque, sendo atendido online, faço minha terapia em qualquer lugar que eu esteja e tenha privacidade para falar com liberdade. Para dar suporte para minha família, precisei viajar várias vezes durante o isolamento social, e a terapia foi comigo todas as vezes.

Moro em Brasília, sendo que gastaria 15 km para chegar ao psicólogo, além disso estacionar é sempre um problema. Esses dois motivos também me levam a preferir usar a internet para minhas sessões de psicoterapia.

Beatriz Alexandre (Taubaté-SP)

Eu tentei uma vez, mas não me adaptei. Porém, por ter um custo mais acessível, acho que vou tentar novamente, porque estou precisando muito. Acho que falta calor humano, sei lá.

Não conseguia me abrir direito, às vezes, a chamada travava, perdia a linha de raciocínio e quando tinha pessoas em casa, achava que estavam ouvindo minha conversa. Enfim, uma série de fatores.

Egle Laporta (São Paulo-SP)

Apesar da modalidade ser nova, não perde para o presencial. E ainda facilita muito para quem trabalha. O importante é se abrir para a terapia, seja presencial ou online. Quem faz a terapia funcionar é você.

Luciana O. Garcia (Volta Redonda-RJ)

Para mim, foi fantástico, economia de tempo, que pra mim é uma questão importante, bom desempenho do tratamento e os padrões éticos são os mesmo da clínica física.



46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo