• Emily Scatola

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA COM UM PSICOLOGO

Atualizado: 19 de abr.

A psicoterapia é uma ferramenta importante para o nosso desenvolvimento como pessoa, um acompanhamento bem feito com um psicólogo, pode transformar comportamentos e também a forma de enfrentar os problemas que a vida traz.


Portanto, lhes trago a minha visão sobre como consultas com um psicólogo podem te ajudar a melhorar o autoconhecimento e te fazer pensar na vida de um jeito que você nunca imaginou.


Consulta Psicologo


Benefícios da consulta psicologo


Os benefícios de passar por uma consulta, psicólogo, são inúmeros. A terapia pode te ajudar em diferentes áreas da vida e neste artigo posso mencionar alguns pontos dos quais acho interessantes.



Uma intervenção para questões emocionais


Nos preocuparmos com a saúde física, controlamos a alimentação e regulamos o consumo de tudo que pode fazer mal. Mas com a saúde mental não fazemos o mesmo.


Organizar a nossa saúde mental faz toda a diferença. Principalmente quando precisamos entender mais sobre nossos gatilhos e pontos cegos. O acompanhamento feito com um psicólogo pode desenvolver essa sensibilidade em nós, podemos conhecer melhor os nossos gatilhos mentais e emocionais.


Identificar as nossas emoções é algo muito importante para que possamos tomar consciência sobre os nossos limites, pensar nossas relações de um modo mais verdadeiro e descobrir sobre como certas emoções marcaram nossas vidas.


O acompanhamento com um psicólogo pode contribuir para que o paciente possa usufruir de uma vida mais leve e para que consiga encarar gatilhos e medos de uma forma mais firme.


O psicólogo proporciona uma evolução na resolução dos problemas emocionais e também nas questões que possam impactar no seu emocional, salientando a importância de se manter firme em seu processo de cura.



Mais Autoconhecimento


O autoconhecimento é fundamental para que você entenda melhor seus limites e também para que possa selecionar o que te faz bem ou não. Se conhecer vai bem além de apenas decidir sobre gostos.


O autoconhecimento te ajuda a distinguir o que te faz feliz e o que pode te fazer mal, estar mais consciente de nossas relações e sobre quem você é quando se relaciona.


O autoconhecimento gera amor-próprio e o psicólogo te ajuda a identificar durante a consulta cada uma das suas qualidades e construir a sua persona no intuito emocional e de preservar o que compõem a sua personalidade.


Olhar para dentro não é um processo fácil, pode gerar questionamentos e frustrações, mas o psicólogo estará lá para que você conte com o apoio dele, neste processo e saiba exatamente o quanto ser sua prioridade é importante.



Uma Autoestima Possível


Muitas pessoas acreditam que as questões de autoestima podem ser solucionadas em um passe de mágica, assim como a sociedade de consumo e a mídia nos diz.

Mas já imaginou sentir um bem estar mais real e possível? Sim, o psicólogo pode trabalhar com você sobre a sua autoimagem de uma forma mais profunda.


Irá fazer você compreender que a autoestima não envolve apenas os olhares para espelho em busca de um reflexo de determinado tipo, mas sim compreender que todos temos nossas questões e que inclusive elas podem fazer parte de tudo o que te torna interessante.


A aceitação também faz parte da construção de uma autoestima saudável. Estar em paz consigo mesmo, saber que estamos em constante transformação e considerar nossas pequenas vitórias de cada dia nos ajuda a manter nossa autoestima.


A partir do momento que o autoconhecimento e a autoestima andam juntos, você se torna mais inteiro. Este é um dos objetivos do psicólogo ao longo das sessões.



Inteligência Emocional


O psicólogo te ajudará a compreender melhor como lidar com as situações, a sua volta, inclusive saber o quanto cada uma dessas situações pode te afetar. Ter essa habilidade de se colocar no lugar do outro é fundamental no mundo em que vivemos.


A inteligência emocional, quando bem desenvolvida, possibilita analisar suas emoções sem ser dominado por elas. Assim, você passa a ver as situações por um outro ângulo, o que ajuda no processo de decisões e também a ter uma visão mais ampla nos assuntos pessoais.


Quando a inteligência emocional não é trabalhada patologias como: ansiedade, depressão e até a sensação de pânico podem ficar piores.


Já quando conhecemos nossos gatilhos, nomeamos nossas emoções e conhecemos nossos limites, conseguimos passar pela situação de uma forma mais equilibrada e com menor intensidade de emoções.



Entrar em termos com o passado


Acredito que este seja um dos maiores benefícios de se consultar com um psicólogo, pois o passado na maioria das vezes tem um peso emocional muito grande em nossas vidas. Assim, trabalhar com o processo de luto pelo que foi, aceitação e reelaboração é importante.


Ruminar sentimentos faz mal e pode gerar muitos problemas emocionais. A partir do momento em que você busca apoio psicológico, você entenderá que todos vivemos fases complicadas, de dificuldade de compreensão e regadas de muitos sentimentos não voluntários e intensos.


Por esse motivo o psicólogo estará ali para te ajudar a trabalhar isso, a compreender perdas e problemas do passado, saber como agir em situações similares nos dias de hoje e como e quanto isso te afeta.


Essa paz com o passado pode te liberar de muitas restrições e pensamentos limitantes, que impactam na vida adulta. Liberar essas amarras emocionais pode representar o sucesso em diversas áreas, inclusive na profissional.



Melhorar a qualidade de vida


Compreender a si mesmo é ter qualidade de vida. Ao identificar que cada pessoa é única e que ser igual a alguém não é regra para o seu bem estar, pode aliviar muitas dores emocionais e até problemas advindos do passado.


É aprender a identificar o que faz bem e o que faz mal, parece óbvio mas não é. Às vezes a nossa bússola interna pode não estar tão acertada e isso pode nos lançar a experiências negativas. Conhecer melhor as nossas necessidades emocionais nos ajuda a ter qualidade de vida.


Em mundo onde as redes sociais são referência e padrões são forçados sobre nós, ter qualidade de vida pode ser mais trabalhoso e complexo. Por isso, é uma boa sugestão buscar a ajuda de um psicólogo.



Conclusão:

A importância de um acompanhamento psicológico não necessariamente se dá apenas por conta de diagnósticos psiquiátricos. A conversa com o psicólogo vai muito além, é uma conversa sincera e que cura.


Quando trabalhamos todas essas questões do nosso interior com alguém que nos escuta e nos ajuda a encontrar uma solução, analisando as situações de uma forma compromissada, podemos perceber o quanto isso é edificador. Essa é a real importância da consulta com o psicólogo: se sentir livre para ser quem se é e compreender que nossas qualidades e imperfeições nos tornam únicos.




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo