top of page

SONHAR QUE ESTÁ PERDIDO: Significado psicológico

Atualizado: 1 de jul. de 2023

O significado dos sonhos, a interpretação dos sonhos...como sempre, é bom avisar de antemão que a melhor análise de um sonho é a do próprio sonhador.


É ele que vai saber conectar os pontos e saber identificar sentimentos e imagens presentes na sua vida onírica. Até Sigmund Freud, o pai da interpretação dos sonhos, dava um valor inestimável ao que o seu paciente lhe falava sobre os sonhos que teve.


Dito isso podemos pensar sobre qual seria o significado psicológico mais abrangente deste tipo de sonho que talvez vários sonhadores já tenham se deparado: o sonhar que está perdido. Veja alguns temas comuns.




Se afastando do seu caminho

Ou então se perde o caminho, não o acha, etc. Como Jung sugere, a natureza instintual humana é a de viver uma vida autêntica.


Porém quando há uma desconexão entre a sua autenticidade e uma situação atual que desvie dela este sonho pode emergir do inconsciente.


Viver uma vida autêntica significa considerar desejos e emoções que emergem das nossas profundezas e deixá-los nos guiar à escolhas que os satisfaçam.


Não é uma matemática fácil, o mundo nos chama para uma determinada adequação ao status quo e é claro, para sobreviver, de alguma forma, temos que nos moldar um tanto.


Mas algumas vezes podemos considerar de uma forma radical o que o mundo pede de nós, nos esquecendo assim do que nós mesmos necessitamos ou do que nós realmente somos.

Por vezes a vida nos obriga a fazer este tipo de escolha, a de um caminho que é bem diverso ao nosso próprio. Cabe à nós mesmos encontrarmos o caminho próprio.


Confusão: Onde estou?


A confusão, em alguns casos, pode ser considerada como mecanismo de defesa.

Em casos em que determinadas escolhas são difíceis demais para serem feitas, sentimentos são complexos demais para serem sentidos, relações são avessas demais ao nosso padrão, etc.


A nossa estrutura psíquica pode lançar mão de uma solução rápida que possa nos livrar da dor de entrar em contato com algo tão perturbador à nós mesmos, a confusão.


Quando temos clareza de percepção do nosso entorno e de nós mesmos, todos os objetos, pessoas, sentimentos, relações tem algum tipo de valor para nós.


Damos um significado ou valor à cada experiência que vivemos, sendo assim, existe uma medida que nós mesmos confeccionamos para as coisas que nos rodeiam.


Isso me parece bom, isso me parece ruim; aquilo me parece confortável, aquilo desconfortável e assim por diante.


Quando não existe clareza e sim confusão, é como se a nossa régua interna tivesse sido desativada.


A nossa psiquê "anula" a nossa capacidade de julgamento de valor na tentativa que o objeto (situação, pessoa) insuportável não seja percebido como insuportável. Ele apenas é, como tudo ao redor apenas é. Isso faz com que nosso mundo interno permaneça de alguma forma íntegro, que não colapse em uma crise.


Este mecanismo de defesa inconsciente é efetivo num momento traumatizante agudo, se torna imprudente quando é vivida de uma forma recorrente.


Sentimento de choque por tudo parecer novo ou incompreensível


Perdido em uma cidade nunca vista antes? Perdido no mar infinito no meio de sei lá onde? Perdido na rua em um lugar estranho e desesperado para encontrar o caminho de casa? Perdido em uma floresta que você nunca viu, nem no Discovery Channel?


Podemos pensar que o sonho aflitivo onde tudo parece incompreensível indica a percepção do sonhador sobre o seu próprio sentimento de despreparo ou discrepância diante de um ambiente que é sentido como totalmente diferente ou contrário.


Nesse sentido o sonhador pode viver um momento onde duvida de suas capacidades, tem medo de algo que é apresentado à ele atualmente em sua vida de vigília, não se sente capaz de expressar de expressar sua visão de mundo ou então ela permanece como algo incompreensível para ele mesmo.


Perdeu alguma coisa?


Esta interpretação talvez seja muito particular para cada sonho. Todos nós iremos sonhar com um algo que faz referência à alguma coisa que pode ser significativa para nós mesmos.


O sentido deste sonho pode estar bem concentrado neste objeto particular. O fato dele estar perdido pode sugerir algo esquecido nas profundezas do inconsciente por motivos como negar ou tentar ativamente esquecer isso que ele representa.


E então, o que é este objeto e o que ele representa para você?


Alguém está perdido


Outras pessoas perdidas em um sonho. Outro sonho de interpretação muito particular.

A pessoa perdida pode lhe pedir ajuda, o sonhador pode estar indicando um caminho à esta pessoa, pode estar aflito por ela estar perdida, pode apenas contemplar as suas atitudes...


Pense sobre a pessoa que viu. O que ela representa ou te faz lembrar? Existe alguma parte de você que é capaz de perceber que algo não está no lugar certo e pode querer fazer algo sobre isso.





29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page