O que é saúde mental e emocional?
- há 1 dia
- 3 min de leitura
A saúde mental e emocional não é um luxo, nem um privilégio raro. É simplesmente a vida como ela é — menos um peso a mais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, é capaz de lidar com o estresse normal do dia a dia, trabalhar de maneira produtiva e fazer uma contribuição para sua comunidade. Mas, na realidade de hoje, sem perceber, estamos sendo levados pela correnteza a funcionar mentalmente de forma precária. O nosso mundo interno é muitas vezes deixado em segundo plano, e o estado emocional fica fragilizado por diálogos internos hostis, pensamentos circulares desesperançosos e comparações constantes.

O papel da atenção e do diálogo interno benigno
Ter saúde emocional e saúde mental envolve a capacidade de reconhecer e gerenciar pensamentos, sentimentos e ações de forma equilibrada, o que significa prestar mais atenção nas suas produções mentais. Isso inclui manter um diálogo interno que seja benéfico e protetor, evitando repousar a atenção em versões degradadas de si mesmo.
O emocional e saúde mental se fortalecem quando há um esforço consciente para não se prender a pensamentos positivos e negativos distorcidos, mas sim para cultivar um equilíbrio emocional que permita enfrentar os desafios da vida com realismo e esperança.
A escritora bell hooks nos lembra que amar a si mesmo é um ato de resistência. Nesse sentido, trabalhar a saúde emocional do indivíduo significa ter uma relação consigo mesmo promover a autoestima, evitar a autodepreciação e criar um espaço interno seguro, mesmo diante das adversidades e conflitos.

Diferença entre saúde mental e saúde emocional
Muitas vezes usadas como sinônimos, as duas expressões têm nuances, mas no final fala da mesma coisa: são condições de saúde. A saúde mental e emocional é o conjunto que inclui tanto o funcionamento psicológico quanto a forma como lidamos com sentimentos e afetos. A diferença entre saúde mental e saúde emocional está no foco: a primeira é mais ampla e envolve processos da cognição e pensamento, enquanto a segunda está relacionada à forma como percebemos, regulamos e expressamos emoções. Saúde mental e saúde emocional juntas permitem desenvolver a inteligência emocional, fortalecer o bem-estar psicológico e emocional e manter a saúde física e mental equilibradas.

Fatores que afetam ambos os aspectos
A saúde emocional e saúde mental pode ser impactada por múltiplas condições de vida, incluindo:
Transtornos mentais ou sintomas persistentes de ansiedade e depressão.
Problemas de saúde mental relacionados a traumas e experiências negativas.
Exposição constante a estresse e pressões no cotidiano.
Relações que não são relacionamentos saudáveis, afetando o bem-estar emocional.
Falta de autocuidado ou de hábitos que melhoram o humor e ajudam a lidar com as emoções.
Negligência da saúde física e do cuidado com o corpo e mente.
Como cuidar da saúde mental
Cuidar da saúde mental contempla ações práticas e atitudes internas:
Manter a saúde com rotinas que cuidem do corpo e da mente — incluindo atividades físicas regulares, sono adequado e nutrição equilibrada.
Cuidar da saúde mental com hábitos que reduzam o estresse e promovam bem-estar psicológico.
Promover a saúde mental por meio de relacionamentos saudáveis, equilibrados e que ofereçam suporte.
Gerenciar e lidar com o estresse sem se deixar dominar por ele.
Buscar ajuda terapêutica para lidar melhor com transtornos e sintomas que possam afetar negativamente a vida.
O papel da psicanálise
A psicanálise entende que a saúde mental é na verdade a capacidade interna de vitalidade, para amar e dialogar com o mundo. Isso envolve também o inconsciente e padrões de comportamento que se formaram ao longo da vida. Para quem passou por transtornos relacionados a traumas, lidar com as emoções de forma construtiva é parte essencial do processo. O trabalho terapêutico pode pode impactar positivamente a capacidade de enfrentarsituações difíceis, desenvolver a capacidade de reconhecer sentimentos e a habilidade de expressar de forma saudável suas necessidades e desejos.
Quando buscar ajuda
Sinais como insônia, isolamento, mudanças de humor, sentimento de inadequação e dificuldades em manter relações equilibradas indicam que é hora de buscar a ajuda de um profissional. Terapias terapêuticas adequadas ajudam a fortalecer o estado de equilíbrio interno, lidar com os desafios, melhorar a autoestima e oferecer suporte para enfrentar desafios e mudanças.Lembre-se: saúde emocional é uma tentativa contínua de viver com mais leveza, alinhado às suas próprias habilidades e à sua capacidade de fazer uma contribuição para a comunidade e se relacionar com os outros de forma positiva.
💡 Próximo passo: Se você deseja trabalhar a saúde emocional e mental, superar problemas de saúde mental e construir um estado de bem-estar sustentável, buscar ajuda pode oferecer o suporte necessário para viver com mais qualidade e confiança.
Gostei muito da forma como você explicou saúde mental e emocional, especialmente quando falou do diálogo interno benigno. Nunca tinha parado para pensar como a atenção fica presa em pensamentos repetitivos e isso desgasta tanto. Foi bom ler algo que não trata saúde mental como um objetivo inalcançável, mas como algo possível no dia a dia. Obrigada por compartilhar!