top of page

SONHAR COM DENTE: O que diz sobre você?

Atualizado: 1 de jul. de 2023

A interpretação do sonho é sempre mais precisa quando o sonhador a faz. Os elementos de um sonho significam algo em específico para cada sonhador. De qualquer modo, o sonho com dentes é muito comum.


A Psicologia Evolutiva fala que em nossa espécie o dente foi (e ainda é) uma ferramenta muito importante. Os animais mostram os dentes para demonstrar autoridade, nós os usamos para mastigar o alimento, os mostramos quando estamos felizes, etc.


Sonhar com dentes interpretação psicológica


Eis aqui algumas interpretações gerais de uma psicóloga sobre um sonho com dentes. As interpretações não são algo fixo e rígido, elas sempre dependem da associação livre do sonhador.



Sonhar com Dente


Sonhar com dente significado psicológico

Sonhos com dentes podem ser bem comuns e ter diferentes interpretações, dependendo do contexto que o sonho dá e das ações envolvidas nele.


Pensando de maneira mais solta, os dentes podem indicar sentimentos de amor e ódio, devido às expressões faciais que são feitas ao sorrir ou mostrar os dentes. Sorrir pode indicar satisfação, amor, graça...


Os dentes podem falar também de uma agressividade, como sabemos, os animais os usam para caçar, demonstrar poder, ameaçar, afugentar...


Se pergunte: Se algum desses sentimentos que citei lhe parecem familiar. Qual era o clima do sonho? Qual era o sentimento que a cena evocava em você?




Sonhar com Dente de Bebê/ Dente de Leite

O dente de leite é uma ferramenta do corpo humano ainda não tão bem desenvolvida. Sonhar com dentes de bebê pode fazer pensar em um retorno à uma fase onde as nossas defesas e autonomia ainda não eram bem desenvolvidas.


Uma hipótese é a de quem sonha com dentes de leite pode estar lidando com questões da vida adulta munido de recursos infantis.


No caso do sonho com a queda do dente de leite, talvez o sonhador tenha percebido de modo inconsciente ou não que seus recursos psíquicos infantis já não bastam, estes dentes tem que cair para que um recurso mais maduro possa dar conta da questão da qual vive.


É um sonho que também pode sugerir que o sonhador percebe uma mudança de ciclos, uma nova fase da vida.


Se pergunte: Qual é o sentimento que este sonho evoca em você? Quem é este bebê? Quem este bebê te lembra? O que o dente do bebê te fez pensar no sonho?



Sonhar com Prótese Dentária


Sonhar com dentadura significado psicológico

A prótese dentária pode simbolizar uma sobrevida da nossa utilidade, capacidade.


Quando alguém mais jovem sonha com uma prótese dentária talvez esteja julgando que sua capacidade e/ou utilidade chegou ao limite, se esgotou ou não existe.


Uma hipótese de interpretação é a de que o sonhador sente que é possível ou preciso ir em busca de novos recursos para viver.


Ela também pode nos fazer associar à idéia da velhice, seja à própria, a de um ente querido ou pessoa com quem se relaciona.


Se pergunte: Se prótese dentária neste sonho é sentida como negativa ou positiva. Com o com qual idéia ela poderia ser associada levando em consideração a sua história.





Sonhar com Aparelho nos Dentes


Uma hipótese é que o aparelho nos dentes pode indicar um aprimoramento das capacidades de quem sonha. Ele é o instrumento que alinha os dentes e os tornam mais funcionais.


Podemos pensar também que o sonhador julga haver alguma questão com a qual seus recursos internos não estão maduros ou suficientes para o enfrentamento de uma situação e por isso o aparelho aparece como algo que "conserta".



Outra visão, uma não tão positiva, pode ser a de que forçosamente algo se "arruma" em você, algo vai para o lugar "certo" a um certo custo ou com ajuda de algo ou alguém que não é você mesmo.


Se pergunte: Sobre o que você acha sobre aparelhos ortodônticos. Qual sentimento ele evocou no sonho.




Sonhar com Dente Nascendo


Faz pensar em um nascimento de um novo recurso próprio para lidar com alguma situação da vida. De um modo objetivo, com o nascimento de um novo dente é possível morder, mastigar e então digerir tudo o que vai à boca.


É uma boa alusão à capacidade de enfrentar o que introjetamos do mundo externo. De certa forma também temos que digerir emoções e situações que podem vir em nossas direções.




A hipótese é que algo de novo aparece em seu mundo interno que ajuda a processar pensamentos, emoções, sentimentos.


Se pergunte: Que dentes são esses que nascem? De um bicho ou de um humano? Por que eles nascem?



Sonhar com Dente Caindo


Interpretando em um viés psicológico, o sonho com a queda dos dentes pode simbolizar a perda de um recurso próprio para lidar com alguma situação da vida, pode indicar luto, remeter à alguma perda que tenha acontecido de fato e à velhice.


A queda dele pode causar uma percepção negativa, algo que antes pertencia já não pertence mais.


Se pergunte se se sente assim sobre si mesmo, algo se perde que antes lhe pertencia? Neste sentido o dente que cai é associado à autoestima prejudicada ou vulnerabilidade, já que o sonho mostra que se perde uma ferramenta importante para a sobrevivência e autonomia.


Se pergunte: Qual é o sentimento no sonho? Dor? Alivio? Tristeza?



Sonhar com Dentes Podres

É como se o sonhador percebesse seus recursos e força para lidar com a vida estão prejudicados de alguma forma, enfermos.


Ao sonhar com dentes podres, vale a pena pensar sobre sua vitalidade e estado emocional atual.


Muitos dos nossos recursos intelectuais, psicológicos, emocionais e até físicos para lidar com a vida podem ser afetados ao longo de nossas vidas.


Ainda mais em histórias de vida onde se viveu algum tipo de abuso, relações tóxicas ou falta de recursos do próprio meio.



Faça terapia agora


Sonhar com Dente Quebrado

O dente se quebra com uma força externa ou você mesmo o danifica? Alguém quebrou? O dente quebrando diz de algo ou alguém exercendo algum tipo de força que o faz partir, um tanto violento se pensarmos.


Podemos pensar em como algo ou alguém pode estar tolhendo, limitando ou mesmo agredindo as nossas capacidades e potências.









Por que os dentes são interpretados assim pela psicologia?


Este é apenas um viés do simbolo do dente que a psicologia pode oferecer. Lancei mão dos estudos da psicologia evolutiva por este símbolo se tratar de um componente do corpo humano que sofreu mudanças ao longo de seu tempo, mas o mais importante, sempre esteve presente na nossa história como espécie.


psicologia-evolutiva-sonhar-com-dentes
Jared Diamond e os estudos sobre psicologia evolutiva

Jared Diamond, um famoso biólogo evolutivo e autor do livro "Armas, Germes e Aço", também abordou a simbologia psicológica do dente em um de seus artigos. Ele destaca que o dente é um símbolo importante em diversas culturas e pode representar desde a força e a agressividade até a vulnerabilidade e a humildade.


Em muitas sociedades, o dente é visto como uma parte vital do corpo e a perda de um dente pode simbolizar a perda de algo valioso ou a própria morte. Diamond enfatiza que, por trás da simbologia do dente, há uma série de complexidades culturais e psicológicas que refletem as preocupações e medos mais profundos das sociedades humanas.


Então, de uma maneira mais científica, podemos dizer que dentes remetem a algumas idéias:


  • Os dentes foram instrumento para caça e defesa do território. Com os dentes se lutava pela sobrevivência quando era preciso se defender de possíveis predadores e também se negociava o poder com os membros do grupo. Os babuínos, por exemplo, tem o costume de bocejar deixando seus dentes à mostra, isso é uma forma de transmitir uma mensagem social: "eu sou perigoso".


  • Os dentes eram ferramentas para a produção de outras ferramentas. Dentistas constataram que o desgaste dos dentes frontais das arcadas dentárias dos Neandertais eram bem diferentes do desgaste das arcadas dentárias dos homens modernos. Com os dentes eles faziam couro e outras ferramentas de madeira.


  • Marcam um novo estágio da vida, quando os dentes de leite caem indicam que uma fase mais madura está por vir.


  • São indispensáveis para a nossa nutrição. Os dentes são o principio da nossa função digestiva. Possuir dentes é sinônimo de capacidade de sobreviver e saúde.

É curioso como algumas vezes a interpretação psicológica do sonho, ou a interpretação psicanalítica de determinado símbolo pode ser auxiliada por apenas fatos e lógica sobre história d nossa espécie.


Conclusão


Todo o sonho tem seu significado inconsciente decifrado quando é levado em consideração as vivências de quem o sonhou. Os sonhos também podem ter significados mais literais como por exemplo sonhar com um dente que realmente caiu. Tudo depende do que este sonho significa para quem o sonhou e o contexto em que vive.


2.687 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page