pexels-luis-quintero-2842734.jpg

DICIONÁRIO DOS SONHOS

Interpretação Psicológica dos Sonhos

A interpretação dos sonhos, de uma forma mais técnica e específica, ficou famosa por conta de Freud e o primeiro livro que ele escreveu. Muito antes disso já havia um corpo de conhecimentos ligados à tentativa de decifrar os sonhos, porém as interpretações são baseadas em senso comum e misticismo. A interpretação dos sonhos ao modo psicanalítico se baseia em conceitos que até hoje são considerados de vanguarda. Aqui você irá encontrar um dicionário dos sonhos diferente, um que faz interpretações dos sonhos com base na psicologia.

Se inscreva para liberar todo o conteúdo

 

O que significa sonhar com...

Avião caindo 

Sentimento de descontrole sobre a própria vida ou integridade física. Estar em um avião caindo é de fato se dar conta de que um desfecho trágico acontecerá pois o impacto do avião não é imediato. Talvez em algum nível consciente o sonhador saiba que sua conduta não está adequada ou é francamente destrutiva. 

Descalço 

Ter contato físico diretamente com o chão. É comum dizer das pessoas razoáveis e coerentes "esse aí tem os pés no chão". Este sonho pode dizer sobre a necessidade de entrar em contato com o real das nossas questões ou então isto é algo que já pode estar acontecendo. 

Enchente 

A água que vem dos céus submerge uma grande área. É comum um desenho infantil da chuva ser interpretado pelo psicólogo como um choro. As gotas da chuva se assemelham a lágrimas. Talvez o sonhador se depare com uma grande tristeza em seu mundo interior, uma que ainda não pode ser chorada de forma concreta e consciente. 

Escorpião 

É geralmente considerado um animal ameaçador, perigoso, traiçoeiro e por vezes o tomamos como símbolo das zonas humanas mais sombrias. Todos nós temos o potencial para sermos maus, vis e condenáveis, e tomamos a decisão de agir sobre nossos impulsos ou não. É um sonho que pode ser sonhado quando estamos mais próximos de nossas próprias partes mais sombrias ou as experienciando em nosso contato com o mundo que nos rodeia.

Fim do mundo

Apocalipse, o fim de tudo, o silêncio absoluto. O fim do mundo remete à morte e extinção de tudo o que existe. Não existir mais pode ser interpretado por alguém tanto como o absoluto terror e tortura, quanto à paz e o descanso.Se há muita ansiedade e angústia por conta de uma vida cheia de pressão, a representação do fim do mundo pode ao mesmo tempo simbolizar a intensidade do sofrimento que se sente e também o desejo por paz. É um sonho que pode revelar um sonhador em vias de um burnout ou com uma visão extremamente melancólica da vida. Este sonho pode também dizer do desejo de que os problemas e questões não existam mais, que se desintegrem e desapareçam de maneira mágica, sem ter que passar pela experiência de solucioná-los.

Jacaré 

A sua boca grande e com dentes afiados são as características mais marcantes neste animal. A boca grande remete à voracidade. Na psicanálise se diz da pessoa voraz alguém insaciável, que precisa de muito, que procura de forma (por vezes) compulsiva lidar com seu vazio interno. Somado a isso, os dentes do jacaré e a sua mordida de toneladas garante que o algo que ele abocanha não tenha chances de sair dela. O sonho pode dizer da vontade de consumir, engolir, possuir algo de forma predatória, forçosa. 

Sequestro 

Ser retirado da própria vida corriqueira em um ato criminoso. É como se a família, amigos, compromissos, trabalho, etc,  fossem roubados e o que foi subtraído é a presença de quem foi sequestrado. Estar ausente de uma forma não consentida. Este sonho evoca um sofrimento por se distanciar e/ou ser restringido, algo que pode até estar acontecendo na vida do sonhador.

Tigre 

Similar à do jacaré, sua boca grande também é voraz. O tigre também possui membros e garras que envolvem e dilaceram sua presa. É como um abraço mortal. É curiosa a dubiedade dessa idéia. O abraço diz do afeto mas as garras destróem o objeto (o alguém ou algo) que é abraçado e isso lembra muito o sentimento de inveja. Invejar é desejar ardentemente o objeto ao mesmo tempo em que se quer destruí-lo por talvez se sentir ameaçado por ele de alguma forma. O sonhador se depara neste sonho com seus sentimentos de amor e ódio.

Tiro 

Os animais tem dentes, garras, veneno... o humano tem a arma. O tiro da arma pode matar, abater, subjugar e controlar. Assim como dentes afiados, podem simbolizar dominância e poder imperiosos. Dependendo do contexto do sonho, o sonhador pode estar se sentindo ameaçado ou então pode ter o desejo de subjugar ou destruir simbolicamente.

Tsunami 

O mar é um símbolo do inconsciente, é um mundo diferente do terrestre em que vivemos. Podemos comparar 0 mundo terrestre ao estado de consciência em que nos encontramos enquanto estamos acordados e o mundo marinho com as nossas profundezas as quais temos algumas notícias remotas. Uma onda gigante pode ser interpretada como um movimento furioso do nosso inconsciente. Talvez nas profundezas do mar possa haver conteúdos reprimidos e cerceados pelo próprio sonhador. Mas o mar tem uma "vida própria", assim como inconsciente. Dizia Freud, os conteúdos inconscientes fazem pressão para serem vistos e processados de alguma forma.

Zumbi 

Um morto vivo. Morrer em vida. As demandas sociais e a cultura vigente podem nos afastar e até nos apartar do que realmente desejamos, sentimos e somos. Quando não vivemos a nossa própria vida e sim a de um outro, um ideal implantado, regras e normas que nada nos dizem, nos sentimos cada vez mais sem vida. O sonho pode dizer de uma vida que não está sendo vivida e sim encenada, não há contato com desejos reais.

​É importante dizer que a melhor interpretação dos sonhos é a do próprio sonhador. Ele é quem saberá associar todos os elementos do seu sonho. Nesta lista coloco apenas interpretações mais gerais mas que podem ajudar o sonhador a pegar o jeito de como interpretar seus sonhos de uma maneira psicológica.