top of page

SONHAR COM COBRA: Significado psicológico

Atualizado: 29 de jul. de 2023

De acordo com Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, estudiosos dos símbolos, o que a cobra pode expressar em sonho é algo complexo e multifacetado, isso por que ela pode ter conotações positivas ou negativas em diferentes culturas e tradições simbólicas de cada lugar.


A cobra é frequentemente associada à sabedoria, à renovação e à transformação. Na mitologia grega, por exemplo, a cobra é associada ao deus da medicina, Asclépio, e pode simbolizar a cura e o renascimento.


Imagem surrealistica de uma cobra

E também em muitas culturas asiáticas, a cobra é vista como um símbolo de energia vital, e sua pele em constante renovação pode ser interpretada como um sinal de renovação e transformação.


Por outro lado, a cobra também pode ter uma conotação negativa, simbolizando perigo, traição, tentação e malícia.


E isso decorre muito de como a cultura judaico-cristã a retrata, ela é frequentemente associada ao mal e à queda do homem, simbolizando a tentação e a corrupção. Seu veneno, suas presas e seu comportamento ardiloso podem realmente nos levar a pensar em uma conotação bem negativa.


Além de tudo isso disso, Freud concordaria que a cobra pode ser vista como um símbolo fálico, representando a sexualidade e o poder masculino.


Basta então saber qual a sensação que a cobra passa em seu sonho. Agradável ou não? Perigosa ou amistosa? Bonita ou feia?


Aqui vão algumas divagações de uma psicologa sobre como a cobra poderia ser interpretada em um sonho. As interpretações que faço aqui não são regra absoluta, sempre se pergunte se pra você faz sentido ou não.





1. Sonhar com a espécie da cobra


Sonhar com uma Cobra Coral


Sonhar com uma cobra coral

É uma cobra das mais peçonhentas como descrito na Wikipédia. Existe também uma lenda brasileira em algumas regiões, de que a cobra coral pica com a cauda.


A lenda de que a cobra coral pica com a cauda é uma crença popular que circula em algumas regiões. Essa característica, entretanto, não corresponde à realidade. A ideia de que a cobra coral pode picar com a cauda pode ser associada a uma sensação de perigo duplo, de uma ameaça que pode surgir de forma mais e que exige uma atenção dobrada.


O padrão listrado da cobra também pode reforçar a sensação de alerta ou perigo, o que pode indicar que o sonhador projeta qualidades ameaçadoras nesta elaboração onírica da cobra. Pode ser interpretado como um animal que não esconde sua periculosidade, pelo contrário a indica de forma aberta.


Você pode se perguntar se na sua vida de vigília percebe algo (interno ou externo à você) tão ameaçador quanto esta espécie de cobra.


Sonhar com Cobra Cascavel

Sonhar com Sucuri

Sonhar com Jiboia



2. Sonhar com Cobra de uma certa Cor


Sonhar com uma Cobra Preta


Cobra negra

A cobra preta pode ser assustadora e misteriosa dependendo do enredo de seu sonho, a sua cor escura pode causar impacto.


Então, quando associada à cor preta, a simbologia da cobra pode evocar sensações de medo e perigo, mistério e escuridão, ela teria a capacidade de se camuflar e se esconder em lugares escuros.


A cobra preta pode ser vista como uma representação do "mal" que existe em nós, como humanos nós também possuímos facetas mais sombrias.


Se pergunte se existe algo que te pertence (no seu mundo interno) e pode não te agradar muito ou então se atualmente você anda flertando com comportamentos autodestrutivos ou pensamentos obsessivos. Sonhar com uma Cobra Verde


cobra verde

Uma cobra verde pode lembrar as plantas e a vegetação e a sua tática de mimetizar o ambiente pode levar um desavisado à pisar nela.


A forma mais comum de se pensar em uma cobra é em uma de cor verde. Os desenhos das crianças costumam refletir esse lugar comum.


Uma cobra verde... Soa tão comum.


Neste sentido, pode haver a vivência de que há um algo perigoso e que talvez seja tão comum na vida de alguém que até se parece com a vegetação, se camufla no ambiente. E se talvez o andarilho não prestar atenção pode tropeçar neste algo camuflado.


Exemplos, existem infinitos. Há aqueles que se arrependem de ter se casado, e ainda assim, o casamento é considerado algo aceitável socialmente.


Há outros que seguem o caminho dos pais e depois se perdem do seu próprio. Novamente, algo comum seguir os passos de um pai ou uma mãe, mas há pessoas que sentirão a falta de uma voz própria.




Sonhar com uma Cobra Amarela


cobra amarela

Sobre a cobra amarela, acho que essa interpretação seria muito particular. Você já se perguntou o que acha sobre a cor amarela, se ela te lembra de algo, se o seu chefe costuma usar roupas amarelas?


Brincadeiras à parte, uma cobra amarela pode ter uma estética bem bonita. Assim como esta píton aqui ao lado.


O fato da cor ser diferente da que intuitivamente temos para nós (verde), talvez possa falar de algo ameaçador e ao mesmo tempo incomum, exótico, fora do padrão, raro, irregular, diferenciado, etc, que pode haver na vida do sonhador.


Se pergunte primeiro se a cobra representa mesmo algo pernicioso no sonho e o que mais ela poderia estar simbolizando. E depois se pergunte se o conceito de 'diferente' cabe na interpretação do seu sonho ou não.

Sonhar com uma Cobra Azul

Sonhar com Cobra Vermelha

Sonhar com Cobra Laranja


3. Sonhar com Cobra de um certo Tamanho

Sonhar com uma Cobra Grande


cobra grande, jibóia

Como cobra grande, imagino aqui uma jibóia por exemplo. A cobra grande pode ser interpretada como um símbolo de poder e força, devido ao seu tamanho imponente. Como um predador com habilidades de caça afiadas, a cobra grande pode representar a capacidade de subjugar outros e controlar a presa.


Cobras grandes, com seu tamanho e aparência intimidadora, muitas vezes evocam um sentimento de medo e impotência em pessoas que as encontram, nos levando a uma sensação de fragilidade e vulnerabilidade.


É como se, de alguma forma, há o julgamento do sonhador de que existe uma ameaça que parece muito grande e intimidante e que talvez não haja espaço para se defender. Se pergunte se determinada questão de sua vida pode representar esta cobra grande e também, se essa questão realmente tem este tamanho todo.


Às vezes nos deixamos guiar por percepções errôneas da realidade.


Mas se você percebe que o tamanho desta cobra é realmente acurado e o sentimento que ela remete é de fato medo e impotência, comece a olhar mais para si mesmo e para as sua possível necessidade de proteção diante dela.




Sonhar com uma Cobra Pequena


cobra pequena

Essa pequenez pode ser vista como algo menos mortífero, menos ameaçador. Algo que pode até remeter à fragilidade, vulnerabilidade, ou ainda, algo não totalmente desenvolvido. Um mal menor, por assim dizer.


Outra hipótese é a de que pode haver resistência em reconhecer ou lidar com os aspectos negativos ou perigosos de uma situação, emoção, pensamento, etc. Se diminui o tamanho do algo que no fundo pode ser perigoso na tentativa de não viver uma angústia. Uma defesa psicológica do tipo "Poliana", em que se nega uma certa realidade desagradável.


Talvez, em uma perspectiva mais peculiar, a pequenez da cobra pode dizer de um sentimento de triunfo onde uma situação, dificuldade ou um problema que, inicialmente, parecia grande e assustador, agora foi dominado ou controlado. Já não é mais assustador.


Sonhar com uma Cobra Fina


cobra fina

Ao sonhar com uma cobra fina, podemos a associar a finura a características como delicadeza, elegância ou fragilidade. Há algo sendo representado pela cobra e as suas características podem dizer de um algo fino, sutil, leve.


Me faz associar com "situações delicadas", não é exatamente um perigo (como geralmente é interpretada a cobra), mas exige uma certa atenção.


Penso também que, a cobra fina pensada como parte do mundo interno de alguém, possa dizer de algum "sadismo refinado", assim como a personagem do filme "O diabo veste Prada".


Sonhar com Cobra Filhote


cobra filhote

Quando algo é descrito como pequeno em um sonho, isso pode sugerir que o tema ou o aspecto relacionado está em seu estágio inicial de desenvolvimento. Algo está no início, apareceu por aí esses dias, é novo.


Fazendo uma ligação com a cobra, podemos pensar que algum aspecto que a cobra representa para o sonhador pode estar em plena fase de chegada ao mundo, no início de sua criação ou recentemente descoberto.


Uma nova percepção de que você pode ser ardiloso? Uma nova perspectiva sobre a característica de alguém ou mesmo sua? Será a fase inicial de alguma esperteza?

Se pergunte e crie também novas perguntas.


4. Sonhar com uma ação da Cobra


Sonhar com Ataque de Cobra


Uma cobra atacando

Os ataques, sejam de qual ser for, remetem à sensação de susto e choque. Talvez este tipo de sonho esteja mais ligado ao pesadelo.


No pesadelo, assim diz a psicanálise, algo não está sendo difícil de ser processado internamente. A questão que angustia o sonhador talvez não esteja sendo "digerida" de forma bem sucedida pelo seu aparelho psíquico por assim dizer.


Assim como no estado de vigília, acordado, ela ainda pode provocar uma sensação intensa de susto. Talvez o sonhador possa estar reprimindo esta cobra/assunto/questão e o único lugar onde ela pode aparecer é em seu sonho.


Neste sentido, se pergunte se não há algo que você pode estar postergando, deixando de lado ou não querendo lidar por ser extremamente desconfortável.





Sonhar com muitas cobras querendo morder


Imagem de muitas cobras querendo morder

Sonhar com muitas cobras querendo morder pode ser uma experiência perturbadora e que nos leva a diversas associações e reflexões.


A presença de múltiplas cobras nesse sonho pode dizer de uma sensação de sobrecarga do sonhador ou de estar cercado por ameaças.


O desejo de morder, por parte das cobras, pode ser interpretado como uma representação metafórica de agressividade, hostilidade ou conflitos emocionais latentes.


Nesse contexto, o sonho pode sugerir que em sua vida de vigília talvez haja presença de situações desafiadoras ou pessoas que podem representar uma ameaça à sua integridade emocional ou física.


É importante observar a intensidade e a vivacidade desse sonho, bem como explorar as emoções e os contextos de sua vida pessoal para obter uma compreensão mais aprofundada sobre seu significado.



Sonhar com uma cobra vindo em sua direção


uma cobra vindo na direção da lente da câmera

Sonhar com uma cobra vindo em sua direção pode remeter a um sentimento ou percepção de perseguição ou ameaça.


A imagem da cobra se aproximando pode ser associada ao medo ou à ansiedade diante de algo que parece estar se aproximando e prestes a confrontar você.


Essa sensação de perseguição pode dizer de medos, situações desafiadoras ou mesmo interações interpessoais tensas no estado de vigília, o que pode levar a vivência de preocupações e receios.

O sonho pode servir como um convite para refletir sobre como você lida com situações de ataque ou se existe de fato algum tipo de situação ameaçadora neste seu momento de vida.


Sonhar com uma cobra em cima do próprio corpo

Sonhar com uma cobra tentando atacar Sonhar com cobra querendo dar o bote Sonhar com picada de cobra




5. Sonhos váriados com Cobra


Sonhar com vários tipos de cobra

sonhar com cobra morta

sonhar com cobra mansa






Sonhar com cobras é necessariamente algo ruim?


Sonhar com cobras não é necessariamente algo ruim. A interpretação dos sonhos envolvendo cobras pode variar dependendo do contexto pessoal e das associações de cada sonhador.


Embora as cobras sejam frequentemente associadas a medo, perigo ou sentimentos de perseguição, é importante lembrar que os sonhos são manifestações simbólicas e subjetivas.


Freud por exemplo, como é famoso e já virou piada, poderia ter associado a cobra à um falo.


Essas imagens, sejam quais forem, transmitem aspectos ocultos do nosso mundo interno. Ao invés de considerar os sonhos com cobras como exclusivamente negativos, podemos encará-los como convites para uma reflexão mais profunda sobre nós mesmos e sobre os desafios que enfrentamos em nossa jornada pessoal.


A interpretação precisa de tais sonhos requer um olhar cuidadoso para as emoções, as circunstâncias de vida e a história individual de cada pessoa.



Os 7 sonhos mais comuns e seu significado psicológico



Conhecimento popular: a cobra realmente simboliza traição?


A associação da cobra com a traição é um conceito que surge do imaginário popular e de certas interpretações culturais, que também podem ser válidas, já que Jung falava que nosso inconsciente é coletivo.


As idéias, costumes e pré julgamentos aos quais fomos expostos são de alguma forma nossos também. O tomamos como válidos.


No entanto, é importante compreender que os símbolos, incluindo a cobra, possuem significados diversos e subjetivos.


Na psicanálise, a interpretação dos símbolos é individual e contextual. A cobra pode evocar diferentes emoções e significados para cada pessoa, dependendo de suas experiências pessoais, associações culturais e até mesmo do contexto específico do sonho.


Portanto, a ideia de que a cobra simboliza necessariamente traição é uma generalização que pode ser interpretada por este ângulo ou não.


Bônus: Qual é o sonho da cobra? Resposta: Ser pente





Fontes:

Boss, M. (1979). Na noite passada eu sonhei... (3ª ed.). São Paulo: Summus

Freud, S. (1900). A Interpretação dos Sonhos. Standard Edition, vol. IV e V.

Jung, C. G. (1964). O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Silva, F. M. (2000). Uma análise behaviorista radical dos sonhos Psicologia: Reflexão Crítica, 13(3), 435-449.


9.326 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page