top of page

SONHAR COM CASAMENTO: Significado psicológico

Atualizado: 1 de jul. de 2023


O casamento é um evento importante em muitas culturas e, frequentemente, é considerado um marco na vida de uma pessoa.


É um tanto comum sonhar com casamento, seja por estar se preparando para se casar, por estar em um relacionamento amoroso ou por conta de desejos ou medos decorrentes do tema.




No entanto, o que pode surpreender muitas pessoas é que os sonhos de casamento não são apenas sobre o evento em si, mas também podem ter um significado psicológico profundo.


Este artigo irá explorar o significado psicológico por trás dos sonhos de casamento e como esses sonhos podem refletir os desejos, medos, ansiedades e expectativas relacionados ao relacionamento amoroso e à vida conjugal.


Além disso, este artigo irá abordar a interpretação dos sonhos sobre casamento e como um profissional qualificado, como um psicólogo ou terapeuta, pode ajudar a compreender o seu significado.



O Significado Psicológico de Sonhar com Casamento


Jean Chevalier, filósofo, explora a natureza simbólica de diversos elementos culturais, incluindo o casamento. O autor destaca que o casamento é um símbolo universal da união e da criação de um novo estado de ser.


Ele afirma que o casamento representa a integração de opostos complementares, como masculino e feminino, céu e terra, espírito e matéria.


Chevalier também discute o simbolismo do ritual do casamento, que inclui diversos elementos como alianças, vestimentas, troca de votos e celebração.


Ele explica que cada um desses elementos tem um significado simbólico profundo, e particular. Partindo deste princípio, os detalhes do seu sonho também compõem a interpretação dele.


Neste sentido uma das possíveis interpretações de um sonho sobre casamento é o sentimento de integração, completude, novo estado de ser e união. Se pergunte se é esta sua busca atual, se é isto que falta... o inconsciente te apresenta algo para ser pensado.


Mesmo assim, a interpretação depende também da sua própria história, enredo do sonho, e visão sobre o casamento. Ele pode ser também interpretado como uma forma de opressão ou limitação da liberdade individual ou remeter à ideia de fracasso na tentativa de conexão.



Sonhar com o casamento de outra pessoa


A interpretação deste sonho depende muito do clima emocional da cena. Ao observar qual é o sentimento que você experimentou? Ciúme? Orgulho? Tristeza? Alegria?


Pode ser interpretado como um despertar interno para o tema da conexão, união ou transformação. Seu mundo interno, psique, cogita a possibilidade, trabalha a idéia, pensa sobre.



Sonhar com noiva


Simbolicamente, a noiva é frequentemente associada a elementos como pureza, inocência, beleza, renovação e transformação. Ela é vista como um símbolo da feminilidade, do amor, da união e da fertilidade.


A noiva é geralmente representada usando um vestido branco, que simboliza pureza e inocência. A cor branca também é vista como um símbolo de renovação e transformação, uma vez que a noiva está iniciando uma nova fase da vida como esposa e parceira.


Se pergunte sobre o que este símbolo pode lhe dizer em relação às suas buscas, estado atual, desejos ou até angústias.


A simbologia negativa associada à noiva é menos comum, mas ainda pode ser encontrada em algumas tradições culturais e espirituais.


Por exemplo, em algumas culturas africanas, a noiva é vista como um símbolo de morte e luto, uma vez que a sua entrada na vida adulta representa a perda da sua juventude e inocência.


Em algumas tradições indígenas americanas, a noiva pode ser vista como um símbolo de aprisionamento ou submissão, uma vez que o casamento pode ser visto ainda como uma forma de troca de propriedade entre famílias.



Sonhar com vestido de noiva


Existe um fetiche feminino sobre o ritual do casamento, sobre como ele pode ser um marco em sua transformação do estado de ser e sobre uma visão mais positiva de si mesma.


Neste sentido, o vestido pode ser o símbolo do desejo de ser escolhida, de ser especial, de ser bem vista.




72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page