top of page

Seus DENTES estão CAINDO em seus sonhos? Aqui está o que realmente significa sonhar com dentes.

Atualizado: 12 de jun. de 2023


Seus dentes estão caindo em seus sonhos? Você não está sozinho.


Sonhos sobre dentes caindo são um dos sonhos mais comuns que as podem ter. Na verdade, estima-se que até 80% das pessoas já tiveram esse sonho em algum momento de suas vidas.


Na nossa cultura existe a ideia de que "sonhar com dente caindo significa morte", será mesmo que isso é verdade?

Metáfora: um pequeno dente com chifres

Embora não haja uma resposta definitiva para o significado dos sonhos com dentes caindo, pois o sonho é uma experiência subjetiva, existem algumas teorias diferentes. Alguns especialistas acreditam que esses sonhos são um sinal de estresse ou ansiedade. Outros acreditam que são um sinal de insegurança ou medo de envelhecer.


No entanto, também há algumas evidências científicas que sugerem que os sonhos com dentes caindo podem ter um significado mais literal. Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas com cárie dentária eram mais propensas a sonhar com dentes caindo.


Então o que tudo isso significa? Se você está sonhando com dentes caindo, é importante prestar atenção aos outros detalhes do sonho. Você está se sentindo estressado ou ansioso? Você está se sentindo inseguro ou com medo de envelhecer? Você está enfrentando algum problema físico com os dentes?


Ao prestar atenção aos detalhes do seu sonho, você pode começar a entender o que isso pode significar para você. E, se você estiver se sentindo sobrecarregado, é sempre uma boa ideia conversar com um psicólogo.


No restante deste artigo, você pode discutir as diferentes teorias sobre o significado dos sonhos com dentes caindo com mais detalhes. Você também pode compartilhar suas próprias experiências pessoais com esses sonhos e como os interpretou.



O que significa sonhar com meus dentes caindo?


Desde a Antiga Grécia até os dias atuais, as interpretações dos sonhos sobre a queda de dentes despertaram a curiosidade e fascínio das pessoas.


Na Grécia Antiga, Artemidorus, renomado estudioso dos sonhos, até categorizou meticulosamente a cavidade oral em várias partes (como molares, incisivos e lados direito e esquerdo da boca), atribuindo o sonho com dentes de cada uma dessas partes um significado específico.


Por exemplo, ele relacionou o sonho com a perda de dentes em uma determinada localização da arcada dentária ao "pagamento de dívidas". O que até faz lembrar da antiga lei do talião "olho por olho, dente por dente".


Logo em seguida, no Talmude Judaico, o sonho com a queda de dentes foi interpretada como uma profecia sobre a iminente morte de um membro da família. Essa conexão entre a queda de dentes e a morte foi uma crença comum por muitos anos, até que Freud reagiu ironicamente a ela, sugerindo que os sonhos com dentes caindo representam uma "castração", como dizia.


É importante destacar que Freud também mencionou uma suposição que já existia em sua época, segundo a qual a queda de dentes estava relacionada a estímulos dentários anteriores. A pessoa que já tem questões dentárias tem maior probabilidade de sonhar com dentes.


Outras interpretações dos sonhos sobre a queda de dentes incluem a noção de Jung de que, para as mulheres, isso representa o parto (conforme relatado por Freud), bem como uma interpretação mais recente que associa a queda de dentes ao medo de envelhecer.


Existe um significado mais profundo para o meu sonho?


Claro, pode haver um significado mais profundo em seu sonho sobre a queda de dentes. Os sonhos são frequentemente vistos como uma forma da mente inconsciente se comunicar com a mente consciente.


No caso dos sonhos sobre a queda de dentes, a mente inconsciente pode estar tentando lhe dizer algo sobre alguma ideia particular que você possa ter sobre um dente caindo. O que será que para você representa um dente caindo? O que te faz lembrar?


O significado do seu sonho dependerá de suas próprias experiências e associações pessoais. Por exemplo, se você tem histórico de problemas dentários, seu sonho sobre a queda de dentes pode ser uma representação literal de seus medos em relação aos dentes.


No entanto, se você não tem histórico de problemas dentários, seu sonho pode ser uma representação mais simbólica de seus medos e ansiedades.



O que posso fazer para interpretar o meu sonho?


Aqui estão algumas coisas adicionais a serem consideradas ao tentar entender o significado do seu sonho sobre a queda de dentes:

  • O que você estava sentindo no sonho? Você estava se sentindo ansioso, com medo ou constrangido? Ou então, tranquilo, alegre, satisfeito?

  • Quem estava com você no sonho? Você estava sozinho ou com outras pessoas?

  • O que estava acontecendo no sonho? Você estava tentando falar com alguém, estava tentando esconder seus dentes, estava comendo algo? etc.

  • Como era o aspecto visual do dente?

  • Como ficava a sua boca depois do dente ter caído?

Ao prestar atenção aos detalhes do seu sonho, você pode começar a ter uma melhor compreensão do que ele pode estar tentando lhe dizer.


Quais são algumas interpretações comuns para sonhos com dentes caindo?


Crescimento e desenvolvimento


Uma das interpretações mais comuns dos sonhos sobre a queda de dentes é que eles representam uma fase do crescimento. Quando somos crianças, nossos dentes caem como parte de um processo natural de crescimento e desenvolvimento.


Se pergunte se você atualmente passa por alguma fase no seu desenvolvimento pessoal, físico, emocional ou até mesmo se você tem algum medo de crescer.


Vitalidade


Outra interpretação comum dos sonhos sobre a queda de dentes é que eles representam uma perda de vitalidade. Os dentes frequentemente são vistos como símbolos de força, poder e vitalidade.


Quando sonhamos com a queda de dentes, pode ser um sinal de que nos sentimos fracos, impotentes ou carentes de vitalidade. Isso pode ser resultado de diversos fatores, como estresse, doença ou uma grande mudança na vida.


Ferramenta humana


Em nossa história como espécie, os dentes têm sido ferramentas essenciais para a sobrevivência. Utilizamos eles para comer, nos defender (em nossos primórdios) e nos comunicar.


Como resultado, os dentes também podem ser vistos como símbolos de nossa capacidade de sobreviver e prosperar. Sonhos sobre a queda de dentes podem, portanto, ser interpretados como um medo de perder nossa capacidade de sobreviver ou ter sucesso.


Existem preocupações de saúde associadas a sonhos sobre dentes caindo?


Sim, existem preocupações de saúde associadas a sonhar com a queda de dentes. Os sonhos são reflexos de nossa psique e podem revelar muito sobre nosso estado emocional, mental e físico.


Qualquer parte do corpo que apareça em um sonho com uma forma degradada reflete uma visão ou percepção negativa sobre ela.


Esta percepção de que existe uma parte do corpo "doente" ou não funcional pode ser literal ou simbólica. A parte específica do corpo que aparece no sonho pode estar relacionada simbolicamente a algum aspecto psíquico, mental ou emocional de você mesmo.


Se a interpretação for literal, quando sonhamos com a queda de dentes, isso pode indicar uma visão negativa ou percepção sobre nossa saúde bucal real.


Neste caso, esse tipo de sonho pode estar relacionado a problemas dentários, como cáries, doença periodontal ou até mesmo a perda real de dentes. Pode ser um sinal de que estamos preocupados com nossa saúde bucal e devemos prestar atenção a ela.


No entanto, a queda de dentes em um sonho também pode ter um significado simbólico. Pode ser uma representação de algum aspecto psíquico, mental ou emocional de nós mesmos que sentimos estar em declínio ou precisando de atenção.


É importante lembrar que a interpretação dos sonhos é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa.


Um banner para recomendação de terapia



Fonte

Naama Rozen, Nirit Soffer-Dudek. Dreams of Teeth Falling Out: An Empirical Investigation of Physiological and Psychological Correlates. 2018. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01812/full. Acesso em: 2 de jun.

Yu C. K. C. (2012). Dream motif scale.Dreaming.

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page