top of page

ALGUNS TIPOS E EXEMPLOS DE PESSOAS NARCISISTAS

Atualizado: 22 de fev.

A personalidade narcisista pode ser construída por diversos fatores ao longo do desenvolvimento de uma pessoa.


Ter uma autoestima elevada, uma preocupação exagerada sobre a aparência ou um certo egoísmo em relações pessoais podem erroneamente classificar pessoas como narcisistas, mas a verdade é que essa condição é muito mais complexa. Uma pessoa Narcisista pode ter uma ideia de auto importância e superioridade que podem estar distantes da realidade. Isso aliado a sua falta de empatia pode acabar com relacionamentos e trazer muitos problemas para todos em volta.


É sempre bom um exemplo do que estamos falando e felizmente temos muitos personagens fictícios que exemplificam em alguns aspectos sobre este tipo de personalidade.


A cultura pop possui muitos exemplos de narcisistas e de personalidades mais patológicas também. No entanto, é importante lembrar que a simplificação deste diagnóstico pode ocorrer ao longo das análises abaixo, a realidade pode ser mais complexa e difícil de apontar.


Barney Stinson da Série How I Met Your Mother (Foto: Divulgação)

Barney Stinson


É um personagem inspirado em momentos da vida dos criadores da série How i Met Your Mother. Seu intérprete impecável é o ator Neil Patrick Harris, que o tornou em uma figura icônica.


Barney é um dos amigos do personagem principal. É extrovertido, extravagante e mulherengo. Ele quer e busca ser a pessoa mais descolada e amada por todos. Como o enredo da serie conta, a origem de seu comportamento narcisista pode ter se iniciado por conta de seu relacionamento com sua mãe, que era super protetora e manipuladora.


Em sua infância ela o fez se sentir único e especial, lhe dizendo que seu pai era um famoso apresentador de TV, o que levou Barney a desenvolver uma idéia de autoim portância elevada.


Outro momento interessante foi quando ele foi expulso do time de basquete por não ser bom o bastante, mas sua mãe lhe diz que sua expulsão aconteceu por ele "ser muito melhor do que as outras crianças da mesma idade". Com certeza uma mensagem bem confusa para uma criança.


(Créditos: Paramount)

Regina George


Regina George, a bem conhecida personagem do filme "Meninas Malvadas", é conhecida por seu comportamento narcisista ao longo da trama. Ela é uma típica líder de torcida popular e manipuladora, que busca constantemente se destacar e ser o centro das atenções.


Regina exibe uma autoestima exagerada e uma preocupação excessiva consigo mesma, revelando traços de narcisismo em sua personalidade.


A personagem é extremamente egocêntrica, acreditando que o mundo gira em torno dela. Ela busca constantemente a aprovação dos outros e espera ser adorada e elogiada o tempo todo.


Muito manipuladora e usa seu charme para controlar as pessoas ao seu redor. Ela é calculista e estratégica em suas ações, manipulando suas amigas e outros estudantes para conseguir o que quer.


Ela usa sua popularidade como uma forma de poder sobre os outros e muitas vezes é cruel em suas ações para manter seu status social elevado.


Competitiva e invejosa, busca constantemente rebaixar os outros para se sentir superior. Esses traços de personalidade evidenciam seu narcisismo, revelando uma preocupação excessiva consigo mesma e um desejo constante de ser admirada e reverenciada pelos outros.



Michael Scott, em The Office (Foto: reprodução)

Michael Scott


Michael Scott, interpretado por Steve Carell na série The Office, é um personagem com características narcisistas, como comportamento inadequado, egocentrismo e busca por validação dos outros.


Ele é um líder egocêntrico, que se vê como modelo a ser seguido e não ouve as opiniões dos colegas. Além disso, Michael muitas vezes age de forma inapropriada, fazendo comentários impróprios e piadas ofensivas por não ter muita empatia e percepção sobre as outras pessoas.


Apesar dessas dificuldades, Michael é um personagem divertido e adorável, que muitas vezes rouba a cena com suas tiradas e piadas. ainda é possível ser amado e aceito pelos outros, contanto que se tenha um coração bondoso e senso de humor.


Por outro lado, Michael também mostra como o comportamento narcisista pode afetar negativamente as relações pessoais e profissionais, especialmente quando há falta de empatia pelos outros.


Em resumo, Michael Scott é um exemplo clássico de um narcisista, que busca constantemente a aprovação, e se preocupa apenas consigo mesmo. Ao mesmo tempo, ele é um personagem cativante e engraçado, que nos faz refletir sobre nossas próprias atitudes e como elas afetam aqueles ao nosso redor.





Patrick Bateman


Patrick Bateman, em Psicopata Americano, interpretado por Christian Bale, é um banqueiro de investimentos em Wall Street, que é obcecado por sua aparência e status social. Ele é um exemplo de como o narcisismo pode levar à violência e à psicopatia. Patrick é um assassino em série que mata impiedosamente, sem nenhum remorso ou culpa.


No entanto, Patrick também é um exemplo de como o narcisismo pode ser uma fachada para a insegurança e a falta de identidade. Ele é um homem vazio que busca desesperadamente algo para preenchê-lo.


Embora o narcisismo possa nos dar a impressão de que o poder e controle é apenas uma escolha ao alcance de nossas mãos, ele também pode nos levar à loucura e à autodestruição.




Emily Gilmore


Emily Gilmore, uma das personagens centrais da série "Gilmore Girls", pode ser interpretada como uma mãe narcisista, cujo foco principal está em sua própria imagem e status social. Emily muitas vezes coloca suas próprias necessidades e desejos acima dos de sua filha Lorelai, mostrando pouca empatia em relação às suas escolhas de vida. Sua constante crítica e manipulação refletem um desejo de controle sobre Lorelai, em vez de apoiá-la verdadeiramente.


A relação entre Emily e Lorelai é caracterizada por um ciclo de amor e ódio, com Emily frequentemente usando manipulação emocional para manter Lorelai próxima, mas ainda sob seu controle. Sua necessidade de aprovação e seu senso de superioridade são evidentes em sua maneira de interagir com Lorelai, muitas vezes desvalorizando suas escolhas e conquistas.


Apesar de seu comportamento narcisista, Emily também é uma personagem complexa, cujas ações são muitas vezes motivadas por seu próprio medo de rejeição e insegurança. Sua busca incessante por perfeição e status reflete uma tentativa de preencher um vazio emocional, revelando as profundezas de sua própria complexidade psicológica.


Precisa de ajuda com uma mãe narcisista? Clique aqui.




Conclusão


Em resumo, os personagens narcisistas da cultura pop nos ensinam sobre a complexidade da personalidade humana, e sobre os dilemas da vida moderna. Eles nos mostram como o narcisismo pode ser uma força criativa ou destrutiva, um meio de busca por admiração encoberto pelo medo do desprezo, uma fonte de acesso ao poder por defesa de uma vulnerabilidade.


Para viver uma vida satisfatória é preciso consciência de nossos poderes e vulnerabilidades, ter coragem para encarar o que nos torna frágeis e aprender a conviver bem com essa nossa faceta.

698 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page