top of page

COMO ENCONTRAR UM PSICÓLOGO CLÍNICO PERTO DE MIM?

Atualizado: 7 de jun. de 2022

Descubra dicas importantes para encontrar um psicólogo clínico qualificado perto de você!


A procura por uma clínica de psicologia, você deve considerar alguns pontos que vão além da formação e anos de experiência do psicólogo. Claro, tudo isso conta muito na hora do paciente fazer sua escolha. Porém, a identificação com o profissional e seu trabalho tende a ser mais decisiva.


Ainda mais quando se trata de especialistas em psicologia, afinal o paciente precisa se sentir confortável e amparado, para conseguir se abrir. Somente assim, a terapia pode caminhar e ter bons resultados. Você já entendeu que a seleção do profissional é muito importante, mas o que levar em conta na hora da escolha? Descubra a seguir!




Quando procurar um psicólogo clínico?


O psicólogo é o profissional que cuida da saúde mental, nesse sentido, ainda existe a crença que somente aqueles que têm algum transtorno mental devem procurar por atendimento clínico. Entretanto, a verdade é que a maioria das pessoas podem se beneficiar da psicoterapia.


Isso porque todos têm suas questões emocionais e cotidianas para lidar, assim, ter um amparo profissional ajuda a tomar decisões e melhorar o relacionamento consigo mesmo e com as demais pessoas. Afinal, o atendimento clínico estimula o autoconhecimento, a fim de transformar, ao longo do tempo, atitudes que não contribuem para a qualidade de vida e saúde.


Além disso, um psicólogo clínico também auxilia a tratar sintomas de transtornos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros. Outro fator que leva a procura por um psicólogo são estresse, preocupação excessiva, falta de concentração, dificuldade de lidar com as próprias emoções e desânimo.


Saiba que todos esses sintomas podem estar ligados a algum transtorno, por isso é de extrema importância procurar um profissional qualificado, para fazer o diagnóstico e o tratamento. Veja a seguir como escolher um psicoterapeuta.



Dificuldades na hora de escolher o psicólogo


Ao procurar nos motores de busca o termo “psicólogo perto de mim”, é comum ter dificuldades para decidir qual o melhor atendimento. Afinal, dependendo do lugar que você mora, a lista pode ser imensa. A boa notícia é que o próprio Google exibe uma classificação para os profissionais, que são atribuídas por seus pacientes.


Ainda assim, a escolha tende a não ser tão fácil, pois mesmo com avaliações e depoimentos positivos, sua abordagem pode não ser a mais indicada para o seu caso. Por esse motivo, é fundamental pesquisar e conhecer um pouco das diferentes linhas dentro da psicologia.


Vale ressaltar que existem diversos fatores importantes na hora de escolher um bom psicólogo. Entenda melhor a seguir!



O que levar em conta na hora da escolha?


A escolha do especialista em psicologia costuma ser um pouco difícil, algumas pessoas encontram um profissional com que se identificam logo de primeira, mas o contrário também acontece com frequência. Muitas vezes o psicólogo é qualificado e sua abordagem é indicada para aquele paciente, porém não existe afinidade entre ambas as partes.


Nessa lógica, para evitar que isso ocorra, é importante escolher com calma. Os pontos mais utilizados ao optar por um psicólogo são: preço, credenciais e horários. Porém, valores como empatia, sensibilidade e flexibilidade devem ser primordiais.


Outro ponto muito importante é que o psicólogo clínico deve ter registro no conselho regional de psicologia. Para obter essa informação basta perguntar ao especialista em psicologia ou entrar em contato com conselho pelo telefone ou site.



Conheça o trabalho e personalidade do psicólogo


Como é muito difícil conhecer a fundo o psicólogo na primeira consulta, os seus princípios e traços de personalidade serão perceptíveis, apenas, ao longo do tempo. Por isso, atualmente, os profissionais utilizam depoimentos de clientes, para reforçar a qualidade do seu trabalho, como também para incentivar outras pessoas a buscarem ajuda.


Sendo assim, antes de optar por um especialista em psicologia, procure conhecê-lo, para isso você pode ler comentários, depoimentos e acessar seu site e redes sociais. Outra opção é conversar diretamente com o psicoterapeuta, para sanar todas suas dúvidas.


Considere sua linha de atuação


Existem alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher um psicólogo, sendo um deles a linha de atuação. Assim como em outras áreas, o psicoterapeuta escolhe uma abordagem principal, para seguir ao longo do processo psicoterapêutico.


A escolha da sua área de atuação, está vinculada à sua forma de compreender o mundo e os fenômenos à sua volta. Entretanto, isso não prejudica o atendimento clínico, no qual não deve existir juízo de valor.


Quando há pouco progresso com a abordagem escolhida, o melhor a ser feito é explicar para o psicólogo sua situação. Assim, ele pode fazer alterações para um melhor atendimento ou indicar outro profissional.



Faça uma análise financeira


Os valores cobrados na clínica de psicologia são relativos, já que variam de acordo com o profissional e com a frequência das sessões. Por isso, é fundamental organizar as finanças e determinar quanto pode ser gasto, por mês, com saúde mental. Assim, você vai saber quanto é seu orçamento e conseguirá direcionar sua procura.

Saiba qual o seu objetivo com a psicoterapia

Para procurar atendimento clínico, não é necessário ter uma demanda específica, porém se você já sabe o que te causa desconforto, a terapia tende a ser mais produtiva. Por isso, tire um tempo para refletir sobre suas dores, traumas e incômodos, dessa forma, fica mais fácil encontrar um bom profissional para o seu quadro.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page