Emily Scatola

30 de abr de 20224 min

WILHELM WUNDT: O PAI DA PSICOLOGIA

Atualizado: 1 de mai de 2022

Wilhem Maximilian Wundt foi um dos psicólogos filosóficos mais eminentes que a história já viu.


 

Ao contrário das expectativas desde a mais tenra infância, o alemão estabeleceu conceitos que perturbaram tudo o que se sabia sobre psicologia. Descubra Wilhelm Wundt através de sua vida , sua obra, os conceitos trabalhados.

Vida de Wilhelm Wundt

Wilhelm Wundt compartilha com sua família, além da origem alemã, uma potência intelectual. No entanto, devido a pequenos contratempos em sua juventude, os parentes começaram a se perguntar se ele seria capaz de continuar o legado da família.


 

No entanto, Wundt fez seu nome se destacar e com o tempo foi reconhecido entre os melhores. Wundt não era um estudante, como sonhava em ser, sua desatenção enfureceu os professores.


 

Seus colegas também não ajudaram muito, mas rapidamente reconheceram o valor intelectual do aluno. Então, embora a escola continuasse a mesma, Wundt decidiu continuar seus estudos para trabalhar na escola e ser independente.


 

Onde quer que fosse, agregava conhecimento e o transformava em material de trabalho. Sua educação nas Universidades de Heidelberg e Tübingen foi apenas o início de sua carreira.


 

Assim, de um simples assistente, tornou-se professor e começou a pesquisar. É graças a ele que a Alemanha tem a primeira psicologia do país, localizada na Universidade de Leipzig.


 

Ele foi vanguardista

Dado seus esforços, acho que vale a pena deixar um tópico separado. Wilhelm Wundt é considerado o pai do moderno ao qual temos acesso hoje.


 

Em 1879, ele criou o primeiro laboratório de psicologia na Alemanha na Universidade de Leipzig. Assim, com isso, Wundt conseguiu separar a ciência da filosofia, tornando-as ciências independentes.


 

A partir de então, os psicólogos alemães tiveram mais tempo para trabalhar conceitos mais restritos. Logo, desenvolveram investigações psicológicas de forma sistemática, alguns aspectos como um todo.


 

Assim, com o apoio de diversos autores dedicados, incentivaram e construíram diversas teorias e escolas mais elaboradas para ensiná-las. A intenção de Wundt com esta criação era dar uma identidade alemã mais independente à região.


 

Para tanto, indicou e defendeu que os psicólogos alemães deveriam estudar os processos elementares do humano. Então com isso também vieram suas combinações , seus e seus relacionamentos. Com isso, seu método ficou conhecido como "Estruturalismo".


 

Sobre a sua obra


 

Sua pesquisa ditou sobre muito do que a psicologia é atualmente. Wilhelm Wundt contribui ativamente para os mais diversos campos, principalmente da fisiologia, como a sensibilidade tátil em histéricos, deu início então à psicologia fisiológica.


 

Além disso, publicou estudos em percepção e organizado em livro logo após a formatura. Isso também inclui textos sobre a comparação entre um animal em termos de seu sistema psicológico.


 

Suite, entre vários volumes, indica os fundamentos da fisiologia. O material foi reproduzido e reeditado várias vezes, dado o impacto que teve.


 

Curiosamente, a edição de 1896 é a mais curta de todas, mas mantém sua teoria tridimensional das emoções. Então, com isso, ele colocou a psicologia no âmbito das ciências naturais.


 

Anos antes, ele havia fundado o primeiro laboratório de psicologia experimental do mundo, o Wundt-Laboratorium, mostrando o que havia feito na Alemanha. Dois anos depois, em 1881, ele ajudou a fundar a primeira revista de psicologia, Philosophische Studien. Até 1920, ano de sua morte , publicou Volkerpsychologie, popular e cultural sobre psicologia.


 

Seus Conceitos

Wilhelm Wundt construiu conceitos relevantes que evocavam a reflexão sobre corpo e mente. Isso ajudou a formular conceitos concisos sobre a própria natureza humana. Como resultado, tivemos acesso a algumas ferramentas que sustentam diversas outras teorias do gênero.


 

Veja alguns deles:


 

O conceito de mente

Wilhelm foi incapaz de conceber que as estruturas que a consciência eram entidades estáticas. Para ele, eles se apresentavam como unidades organizacionais do próprio conteúdo.


 

Nela, declarou que a vontade exercia poder na organização dos conteúdos mental quando se tratava de pensamento mais complicado.


 

Portanto, ele aconselha psicólogos a estudar preferencialmente imediato. Com efeito, ela desvendaria e descreveria as experiências primárias que temos envolvendo os elementos mais simples da consciência.


 

Pesquisa orientada por Wundt para a introspecção, capturando a intensidade, o tamanho e a duração dos estímulos físicos.


 

Psicologia social

Wundt argumentou que o método experimental era o ideal para estudar os processos simples da mente. Isso filtra para por meio de objetos que dizem respeito ao nosso social, como linguagem, arte, ética e cultural.


 

Infelizmente para Wilhelm, o aspecto social de seu trabalho veio à tona. No entanto, para remediar isso, ele trabalhou em Volkerpsychologie Popular Psychology, que contém análises de psicolinguística, história, etc.


 

Outros especialistas argumentam que se tornou relevante para entender a separação da psicologia social e experimental.


 

Características da sua obra
 

Wilhelm Wundt tinha certas características que lhe faltavam no trabalho. Mesmo que pareça bobo, serviu e o aproximou de outros escritores.

O que mais se destacou foi:

Inconformismo

Wundt nunca ficou satisfeito com alguns paradigmas que encontrou ao longo do caminho. Até que ele pudesse completá-los ou eles não descansou em seu trabalho.

Graças a essa ânsia de crescer e agregar, foi capaz de desenvolver teorias complexas e decompô-las de forma compreensível.


 

De cabeça para baixo

Wundt escapa um pouco ao conformismo de outros psicólogos da época. Ele se opôs a certas ideias levantadas por colegas.

Não que ele fosse um encrenqueiro, ele viu um projeto dele sendo apresentado de outro ângulo. Wilhelm Wundt contribuiu maciçamente para a construção da psique e do comportamento humano.
 

É graças a ele que nós construímos ferramentas para trabalhar nos caminhos complicados de nossa mente. Carregando o vigor do conhecimento e dedicação aos seus escritos, ele continua a inspirar muitos estudiosos.

Embora os tópicos acima resumam muito de sua obra e vida, vale a pena conferir todo o seu histórico . Cada leitor pode obter sua própria naturalidade das próprias palavras do psicólogo.


 

Se você não sabe por onde começar, tente a lista abaixo:


 

Principles of Physiological Psychology ;

An Introduction To Psychology ;

Elements of Folk Psychology ;

Lectures on human and animal psychology ;

Outhines of psychology ;

The language of gestures;

Principles of psychology;

Ethics: the facts of moral live;

The principles of morality and the Departments of the moral live;

Ethics: on investigation of the facts and lows of the moral live.


 


 


 


 

    970
    0